Viver a Minha Vida | Jornal Mapa | Recensão e conversa com Luís Leitão e Pedro Morais

«Pedro Morais reforça, por sua vez, que «por muito que a sua filosofia fosse predominantemente de carácter individualista, a solidariedade com os demais, fossem eles trabalhadores fabris, empregadas domésticas, artistas, prostitutas, sindicalistas, anarquistas ou comunistas, estava acima de tudo, como princípio ético que orientava a sua ação. Podemos também inferir, de acordo com a posição bem prévia de Étienne de la Boétie, que Emma Goldman acreditava que a servidão das massas era voluntária, e Emma Goldman apontava a isso mesmo, vendo, pelo contrário, no indivíduo que se destacava dessa massa informe o desejo de libertação dessa condição».

Por fim, Luís Leitão recorda as palavras de Emma Goldman em 1926, quando, numa das tentativas que fez para regressar aos Estados Unidos, de onde fora deportada anos antes para a Rússia, ao ser-lhe perguntado por um jornalista estado-unidense «se sentia azedume ou se tinha ficado mais sensata ao fim de todos aqueles anos de luta, respondeu: “Não sinto azedume. Muitas pessoas confundem azedume com a impaciência de uma idealista por obter resultados imediatos na luta contra as injustiças sociais. Confesso que era muito impaciente no passado e, se agora o sou menos, não é por já não ver os males que combati toda a minha vida. É, sim, porque os acontecimentos terríveis que ocorreram desde 1914 me convenceram de que, em geral, a mente humana é lenta e não é fácil mudá-la”. E manteve vivo o seu ideal e incólume a sua confiança no futuro e nos homens: “É verdade que a América é muito jovem, mas, enquanto conservar o seu fascinante espírito de aventura e se precipitar de cabeça no desconhecido, há esperança para ela. O futuro está com o espírito criativo do povo americano, com aqueles que trabalham duramente, com os idealistas que pugnam pela liberdade económica e social e não com os que querem restringir o futuro com a mão morta do passado”».

Para ler na íntegra aqui.


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