Notícias // ver todas
Já conhecem os nossos cúmplices?
Até 2026, lançamos Sementes de Dissidência de norte a sul do país a partir de cinco livros com temas prementes para estes tempos incertos – Caruncho, de Layla Martínez, Niels Lyhne, de Jens Peter Jacobsen, A Parede, de Marlen Haushofer, A Pequena Comunista que nunca Sorria, de Lola Lafon, e A Verdade e Outros Contos, de Stanisław Lem.
Procuramos fazer chegar a literatura a sítios tradicionalmente arredados do acesso ao livro. A empreitada é árdua, mas não estamos sozinhos no plantio. Conheçam os nossos cúmplices:
#1 Boa Criação (Mértola)
Nascida em 2022, a Boa Criação é uma cooperativa sem fins lucrativos que se dedica ao desenvolvimento de actividades culturais em diversas áreas artísticas, com o intuito de fomentar a criatividade e a educação de várias comunidades no distrito de Beja, em particular nos arredores de Mértola, incentivando «cidadania activa e global» de populações rurais, estimulando a «participação das pessoas na transformação social».
#2 Rural Vivo (Campo do Gerês)
A Rural Vivo é uma associação baseada no Campo do Gerês constituída por um «grupo de artistas, artesãs/ãos, agricultoras/es, músicos/as e investigadores/as». Criada num contexto rural isolado, com escassa oferta cultural, a Rural Vivo tem dado contributos indispensáveis para o desenvolvimento sustentável dos habitantes da Serra do Gerês, através da dinamização de eventos culturais e artísticos junto das suas comunidades, com uma forte sensibilidade educativa e ecológica.
#3 Aletria – Biblioteca Itinerante (Almada)
Além de biblioteca sobre rodas, a Aletria – Biblioteca Itinerante é um centro cultural a céu aberto. Às comunidades dos bairros por onde vai passando, esta carrinha forrada de celulose oferece um verdadeiro (e raro) espaço de cultura, cidadania, tertúlias e experimentação artística. Um projecto da associação cultural Casa Invisível.
#4 Livraria das Insurgentes (Mouraria, Lisboa)
A Livraria das Insurgentes é uma livraria especializada em literatura escrita por mulheres, pessoas trans e não-binárias. Instalada na Associação Renovar a Mouraria, este é um projecto que, «através da venda de livros e da dinamização de eventos, workshops, formações e colaborações com associações e instituições culturais», pretende promover a literatura feminista interseccional.
#5 Regenerativa – Cooperativa Integral (São Luís, Odemira)
A Regenerativa – Cooperativa Integral é uma «comunidade autónoma que se move pela regeneração ecológica, económica, social e cultural». Com base em São Luís (Odemira), a Regenerativa tem vindo a servir as necessidades e aspirações da comunidade através de projectos «transição agroecológica, promoção da cultura local e educação transformadora». O ponto de encontro é o Espaço Nativa – café, mercearia, espaço de co-working e ninho das actividades e eventos da cooperativa.
#6 Associação Dar a Mão – Livro em Movimento (Tires, Lisboa)
A Dar a Mão é uma associação hábil no trabalho com a população reclusa e ex-reclusa. Com o projecto Livro em Movimento, estreitar-se-ão os laços entre a literatura e a dança junto das mulheres do Estabelecimento Prisional de Tires, procurando explorar a criatividade das participantes através da expressão corporal. O objectivo é fomentar os hábitos de leitura e criar novas ferramentas para lidar com a dureza do dia-a-dia.
—
Acompanhem as actividades de cada cúmplice através do nosso Facebook e Instagram, ou subscrevendo as nossas newsletters.