Wackenroder, Kleist e Hoffmann

Wilhelm Heinrich Wackenroder (1773-1798), jurista e escritor, teve um papel determinante no nascimento do romantismo alemão, a par de Ludwig Tieck. Os dois desenvolveram uma grande amizade e intensa colaboração literária, nomeadamente em romances e ensaios. A sua morte precoce, aos 24 anos, fê-lo deixar uma obra muito reduzida.

Heinrich von Kleist (1777-1811) é um dos nomes maiores da literatura alemã do século xix e o mais importante dramaturgo do movimento romântico alemão, considerado o precursor do teatro moderno. É autor, entre outras obras, de Sobre o Teatro de Marionetas e Outros Escritos, Michael Kohlhaas, o Rebelde, e A Marquesa de O…/O Terramoto no Chile, publicados pela Antígona.

E. T. A. Hoffmann (1776–1822), escritor exímio nos universos do grotesco e do fantástico, soube revelar em todo o seu esplendor a tragédia da natureza humana. Um dos mais destacadores autores do romantismo alemão tardio, teve um percurso biográfico ecléctico, entre Varsóvia, Leipzig e Dresden, e dedicou-se à literatura, à pintura e à composição musical.

 




← - + →