Viver a Minha Vida | Nascer do Sol | Recensão

«Heróica, anarquista, contestatária. Livre, culta, ateia. Preferia rosas na mesa, a diamantes no pescoço. É esta a "mulher mais perigosa da América". Quem a apelidou desta forma foi Edgar Hoover, o homem que a quis ver à força longe de solo americano. Ao certo, não saberemos se foi ou não a mais perigosa, mas estamos mais do que convencidos, de que foi a que mais ideais defendeu e das que mais se viu perseguida pelas autoridades.

Perseguir e ser perseguida, é esta a dupla face da sua lâmina. Uma lâmina afiada pronta a rasgar convenções monopolistas, cruéis, desiguais e incapacitantes. Fossem elas quais fossem. Sociais, ideológicas, económicas ou morais.

A caridade, o antimilitarismo, a liberdade de expressão, a emancipação feminina, as artes, o teatro, a dança, o controlo de natalidade, a homossexualidade são temas que faziam parte do seu espólio discursivo. Um discurso que ainda nos dias hoje se mantém actual. "A ignorância é o factor mais violento de uma sociedade."

[...] Esperança num mundo menos desumano; a resistência à guerra; o colectivismo social; a luta pelo despertar das massas; discursos políticos tumultuosos; manifestos; oradores exímios; conferências várias; greves laborais; combate à exploração; aos castigos corporais nas escolas. A atmosfera pesada dos sindicatos e do jornal Freiheit; os métodos de propaganda; o patriotismo exacerbado; um pêndulo revolucionário inflamado, são parte do que podemos encontrar nestas mil páginas. Mas perguntar-se-á o leitor como é que tanta agitação e tantos conflitos laborais poderão trazer a esta autobiografia tamanha grandiosidade?

[...] Venerada por uns, odiada e acusada de blasfema, herética, pecadora por outros. Devíamo-nos questionar, tal como o historiador e activista Howard Zinn (1922-2010) o fez porque é que não estudamos esta mulher na escola. Porque é que ela e episódios como a tragédia de Haymarket não vêm nos nossos manuais escolares de história quando esta mulher foi das personalidades mais importantes e carismáticas do século XX.»

Para ler na íntegra aqui.


Partilhar esta publicação


← - + →